segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Imaculada Conceição de Nossa Senhora:

Em pleno tempo de Advento, a Igreja celebra a festa da Imaculada Conceição. Na longa noite dos tempos, Maria aparece como a aurora de um novo dia. Por isso a veneramos como a Senhora do tempo novo, a madrugada da Esperança, a criatura que encerra em si toda a perfeição mas o louvor da Igreja não se resume a uma piedade mariana. Ela centra-se, mais profundamente, no plano de Deus Pai que operou maravilhas em favor dos homens, dos quais Maria é esplendor.
Hoje toda a Igreja Católica venera Maria, Imaculada e íntegra desde o princípio, grande exemplo de fé e de colaboração com os planos de Deus. Ela é figura singular na vida da Igreja. Hoje, pomos de relevo a sua delicadeza e pureza de espírito, vitória sobre todo o pecado. Alegremo-nos portanto, por termos em Maria uma mãe santa e maravilhosa e reafirmemos-Lhe a nossa vontade de a imitarmos em tudo e sempre.

1ª Leitura: Gen 3, 9-15.20:
Na leitura da passagem do livro dos Génesis que vamos escutar, Deus profere esta sentença contra a serpente: estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela… A partir de agora passará a haver uma inimizade profunda entre o Bem e o Mal. É nesta sentença que radica o mistério da Conceição Imaculada de Maria.

2ª Leitura: Ef 1, 3-6, 11-12:
Este texto da carta de São Paulo aos Efésios que somos convidados a ouvir é um hino de acção de graças ao Senhor pelo seu plano Salvador. Ele chama-nos à santidade. E, dentre os chamados, sobressai com excepcional relevo a Virgem Maria, aquela que aderiu totalmente a este plano.

Evangelho: Lc 1, 26-38:
A explicação do privilégio da Imaculada Conceição, que consiste no facto de Maria ter concebido sem pecado, encontra-se na saudação do Anjo que a proclama Cheia de Graças. Deus, ao escolhe-la para Mãe de Seu Filho, não podia permitir que ela fosse atingida pelo pecado.

Para viver durante a semana:
Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, é sinal de esperança desde o primeiro ao último livro da Bíblia. Não sendo possível encontrar Jesus sem Maria, recorramos a Ela agora e sempre. Vamos continuar a nossa preparação para o Natal através de uma vida mais austera e penitente, de oração mais intensa e de uma caridade mais diligente. Que Maria seja, pois, o nosso modelo.

3 comentários:

Unknown disse...

ela e linda ,maravilhosa com seus anjinhos

que ela me protege e toda a minha familia

aonde que nos formos ela esteja junto

jente vamos fazer comentarios neh?????????

Anônimo disse...

Maria é a Maravilhosa é Rainha mais Carinhosa das Mães, Ela é Mãe de JESUS E de todos nós!
SALVÈ MARIA!

izabel valente disse...

Maria! para mim é uma pessoa viva q caminha comigo e q está atenta a todas as situações de perigo para a minha alma. Ela é a minha advogada e a minha consoladora é a rainha do meu coração e da minha vida!

izabel.valente@yahoo.com.br