sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

IV Domingo do Advento

Estamos praticamente às portas do Natal cristão. O outro natal, o comercial e consumista, há já semanas que nos rodeia. Confrontados com pontos de vista tão divergentes, nós, cristãos, à hora de interpretar o Natal, temos de ser defensores e intérpretes dos valores solidários. Sem amor partilhado e generoso, o Natal é pobre, indigno e vergonhoso. Se alguma coisa especial possui o Natal, é precisamente a aproximação e a comunhão íntimas para o bem-estar e felicidade de toda a gente. Que a alegria partilhada seja entre nós uma realidade.
A liturgia deste domingo diz-nos, fundamentalmente, que Jesus é o “Deus-connosco”, que veio ao encontro dos homens para lhes oferecer uma proposta de salvação e de vida nova

1ª Leitura: Is 7, 10-14:
Na primeira leitura, o profeta Isaías anuncia que Jahwéh é o Deus que não abandona o seu Povo e que quer percorrer, de mãos dadas com ele, o caminho da história… É n’Ele (e não nas sempre falíveis seguranças humanas) que devemos colocar a nossa esperança.

2ª Leitura: Rm 1, 1-7:
Na segunda leitura, sugere-se que, do encontro com Jesus, deve resultar o testemunho: tendo recebido a Boa Nova da salvação, os seguidores de Jesus devem levá-la a todos os homens e fazer com que ela se torne uma realidade libertadora em todos os tempos e lugares.

Evangelho: Mt 1, 18-24:
O Evangelho apresenta Jesus como a incarnação viva desse “Deus connosco”, que vem ao encontro dos homens para lhes apresentar uma proposta de salvação. Contém, naturalmente, um convite implícito a acolher de braços abertos a proposta que Ele traz e a deixar-se transformar por ela.

Para viver durante a semana:
Sinais! Deus está sempre a dar-nos sinais, mas nós procuramos sempre do lado do extraordinário. Raramente Deus está no extraordinário. O sinal que Ele nos oferece é o de uma família humana, como as nossas, em que Ele se faz corpo para ser «Deus connosco». Que espaço Lhe abrimos nas nossas vidas de homens e de mulheres para que o Sinal da sua Presença e do seu Amor seja lisível para todos os que O procuram hoje?Só com o coração aberto a Deus poderemos acolher os irmãos… Só deixando que Deus seja Natal nas nossas vidas poderemos ser Natal para os outros…Nem mais! Mãos à obra em mais uma semana que Deus nos concede, a semana do Natal!

Nenhum comentário: