sexta-feira, 24 de agosto de 2007

XXI Domingo do Tempo Comum:

Reunidos para celebrar o Dia do Senhor, lembremos que é Ele quem nos convida, quem nos chama para participarmos no Seu Reino; chama-nos à felicidade da salvação que nos oferece gratuitamente.
Todos nós somos convidados para esta festa que é viver, ainda na terra, a alegria do Reino de Deus. Mas a salvação é também tarefa nossa. Ser convidado não significa estar presente na festa, é preciso responder ao convite, com um sinal pessoal, decidido, sem condição nem reservas. O sim do nosso esforço, da nossa conversão e da renúncia ao mal e ao pecado. A liturgia deste domingo propõe-nos o tema da “salvação”. Diz-nos que o acesso ao “Reino” – à vida plena, à felicidade total (“salvação”) – é um dom que Deus oferece a todos os homens e mulheres, sem excepção; mas, para lá chegar, é preciso renunciar a uma vida baseada nesses valores que nos tornam orgulhosos, egoístas, prepotentes, auto-suficientes, e seguir Jesus no seu caminho de amor, de entrega, de dom da vida.
Aproveitemos este momento da nossa celebração para renovar este sim ao Pai que nunca deixa de nos acolher e de nos amar.

1ª Leitura: Is 66, 18-21:
Na primeira leitura, um profeta não identificado propõe-nos a visão da comunidade escatológica: será uma comunidade universal, à qual terão acesso todos os povos da terra, sem excepção. Os próprios pagãos serão chamados a testemunhar a Boa Nova de Deus e serão convidados para o serviço de Deus, sem qualquer discriminação baseada na raça, na etnia ou na origem.

2ª Leitura: Heb 12, 5-7.11-13:
A segunda leitura parece, à primeira vista, apresentar um tema um tanto deslocado e marginal, em relação ao que nos é proposto pelas outras duas leituras; no entanto, as ideias propostas são uma outra forma de abordar a questão da “porta estreita”: o verdadeiro crente enfrenta com coragem os sofrimentos e provações, vê neles sinais do amor de Deus que, dessa forma, educa, corrige, mostra o sem sentido de certas opções e nos prepara para a vida nova do “Reino”.

Evangelho: Lc 13, 22-30:
No Evangelho, Jesus – confrontado com uma pergunta acerca do número dos que se salvam – sugere que o banquete do “Reino” é para todos; no entanto, não há entradas garantidas, nem bilhetes reservados: é preciso fazer uma opção pela “porta estreita” e aceitar seguir Jesus no dom da vida e no amor total aos irmãos.

Para viver durante a semana:
Tomar o Evangelho a sério… Corrida ao poder, às situações de privilégio, às relações de prestígio, às melhores aplicações bancárias, aos primeiros lugares de todos os géneros… Estamos muito ocupados para conseguir os nossos negócios aqui na terra.E eis uma página do Evangelho que vem alterar tudo. Os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros. Forte convite a tomar o Evangelho a sério e conformar com ele as nossas vidas… antes que a porta do Reino se feche!

Nenhum comentário: