sábado, 28 de abril de 2007

IV Domingo da Páscoa:

Hoje é o dia do Bom Pastor, uma imagem muito bíblica e muito eclesial, um símbolo com diversas e ricas matizes. Aplicado a Jesus, está carregado de grande significado: o Bom Pastor conhece e desvela-se pelas suas ovelhas e estabelece com elas uma tal relação, que elas O escutam e O seguem. Mas esta imagem também se pode aplicar a cada cristão, chamado a ser testemunha e porta-voz dos planos de Deus. oxalá actuemos todos como o Bom Pastor dentro dos nossos pequenos ambientes. Com Jesus, no meio de nós, demos início a esta celebração.

1ª Leitura: Act 13, 14.43-52:
A primeira leitura propõe-nos duas atitudes diferentes diante da proposta que o Pastor (Cristo) nos apresenta. De um lado, estão essas “ovelhas” cheias de auto-suficiência, satisfeitas e comodamente instaladas nas suas certezas; de outro, estão outras ovelhas, permanentemente atentas à voz do Pastor, que estão dispostas a arriscar segui-l’O até às pastagens da vida abundante. É esta última atitude que nos é proposta.

2ª Leitura: Ap 7, 9.14b-17:
A segunda leitura apresenta a meta final do rebanho que seguiu Jesus, o Bom Pastor: a vida total, de felicidade sem fim. Esta leitura fala também do Bom Pastor que deu a vida pelas suas ovelhas, purificando-as dos seus pecados, reatando assim a sua aliança com Deus.

Evangelho: Jo 10, 27-30:
Evangelho apresenta Cristo como o Bom Pastor, cuja missão é trazer a vida plena às ovelhas do seu rebanho; as ovelhas, por sua vez, são convidadas a escutar o Pastor, a acolher a sua proposta e a segui-l’O. É dessa forma que encontrarão a vida em plenitude.

Para viver durante a semana:
A minha parte no serviço das vocações… Neste Dia Mundial das Vocações, cada um de nós é chamado a fazer o ponto da situação:
- Qual é a minha parte ao serviço das vocações e da missão?
- Alguns euros na altura do peditório?
- Uma oração uma vez por ano? Ou com mais frequência?
- Um compromisso bem concreto – mesmo pequeno – num serviço da Igreja?
- E, se sou pai ou mãe, que forma de despertar uma vocação possível nos próprios filhos?
Coragem, que o Bom Pastor continua connosco e entre nós. Vivamos esta semana, dando o nosso testemunho de autênticas ovelhas de Jesus.

Nenhum comentário: