domingo, 22 de abril de 2007

Semana de Oração pelas Vocações

Começa neste domingo (22 de Abril), estendendo-se até ao dia 29, a 44ª Semana de Orações pelas Vocações que se celebra mundialmente. "É essencialmente uma semana que se destina a rezar pelas vocações", em particular "pela vida consagrada e pelo ministério presbiterial", explica o Padre Luís Miranda, Diretor Espiritual do Seminário de Coimbra, Portugal, à Agência Ecclesia.
A vida não é um acaso. A vida de cada um, em particular, enquanto homens e mulheres deste tempo, é essencialmente "um projeto de amor", sublinha Padre Luís. Enquanto projeto de amor deve-se "acolher, celebrar, para viver e partilhar". Nesse sentido, esta semana aparece como um "grito de esperança, num tempo marcado pelo pessimismo e angústia, apresentando o projeto que Deus tem para cada um", esclarece.
Bento XVI na sua mensagem para Dia Mundial de Orações pelas Vocações afirma que "esta é uma bela ocasião para nos colocarmos diante da importância das vocações para a vida e missão da Igreja". Destaca o Papa que "aquele que se coloca a serviço do Evangelho e se alimenta com a Eucaristia progride no amor a Deus e ao irmão, contribuindo para a construção da Igreja-comunhão. Podemos afirmar que o "amor eucarístico" motiva e alicerça a atividade vocacional de toda a Igreja".
Dom Antônio Francisco dos Santos, Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios reflete que os "lugares mais fecundos da vocação, para lá do ambiente de harmonia e de generosidade das famílias cristãs, são os campos tão diversificados de experiências de oração e de vida de grupos de jovens, de ação dos movimentos apostólicos, de percursos de missão de voluntariado missionário, de escolas com sábios projetos educativos, e de celebração da fé das comunidades cristãs onde o amor divino, a unidade eclesial e a comunhão fraterna se vivam, se sintam e se vejam", convidando todos a deixarem-se interpelar.
Este ano a proposta da Semana de Oração está centrada no "serviço da Igreja, enquanto ministério de comunhão", na diversidade de carisma e de vocações, explica o Padre Luís Miranda. O convite é dirigido a todos, pastoral juvenil, familiar, aos adultos e crianças, porque qualquer vocação, é primeiramente uma "vocação à vida".

Nenhum comentário: