sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

III Domingo do Tempo Comum:

Na Eucaristia celebramos a Páscoa de Jesus Cristo que se manifesta na Sinagoga de Nazaré e em todas as pessoas e grupos que anunciam boas novas aos pobres, contribuem para libertar os cativos e apressar a justiça no mundo. A liturgia deste domingo coloca no centro da nossa reflexão a Palavra de Deus: ela é, verdadeiramente, o centro à volta do qual se constrói a experiência cristã. Essa Palavra não é uma doutrina abstracta, para deleite dos intelectuais; mas é, primordialmente, um anúncio libertador que Deus dirige a todos os homens e que incarna em Jesus e nos cristãos. Somos então chamados a libertar-nos e, assim, tornar-nos libertadores dos nossos irmãos e de todas as cadeias que nos oprimem.

1ª Leitura: Ne 8,2-4a.5-6.8-10
Na primeira leitura, exemplifica-se como a Palavra que deve estar no centro da vida comunitária e como ela, uma vez proclamada, é geradora de alegria e de festa. A leitura é um cântico de esperança para todos aqueles que sabem ouvir a mensagem de Deus: “a alegria do Senhor é a vossa fortaleza”.

2ª Leitura: 1 Cor 12,12-30
A segunda leitura apresenta a comunidade gerada e alimentada pela Palavra libertadora de Deus: é uma família de irmãos, onde os dons de Deus são repartidos e postos ao serviço do bem comum, numa verdadeira comunhão e solidariedade. Paulo convida-nos a uma vida participativa em comunhão com Cristo. Cada um de nós deve ser assim um membro activo do Corpo Místico cumprindo a sua missão.

Evangelho: Lc 1,1-4;4,14-21
No Evangelho, apresenta-se Cristo como a Palavra que se faz pessoa no meio dos homens, a fim de levar a libertação e a esperança às vítimas da opressão, do sofrimento e da miséria. Sugere-se, também, que a comunidade de Jesus é a comunidade que anuncia ao mundo essa Palavra libertadora.

Para viver durante a semana:
No final da celebração, “comemos” verdadeiramente as palavras do salmista? Neste domingo da Palavra de Deus, antes de retomar o caminho para as nossas casas, escutemos ainda como o salmista canta Deus que fala ao seu povo: “A lei do Senhor é perfeita, ela reconforta a alma; as ordens do Senhor são firmes, dão sabedoria aos simples. Os preceitos do Senhor são rectos e alegram o coração; os mandamentos do Senhor são claros e iluminam os olhos”. A Palavra que recebemos é uma palavra que alegra e que ilumina. É uma canção, uma lâmpada. Que ela nos acompanhe em cada instante ao longo da semana…
Descobrir o outro… nesta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Ao longo desta semana, reservar tempo para melhor conhecer o outro, aquele que é diferente de mim na fé: ler um artigo de imprensa, ouvir uma conferência, escutar um programa de rádio, participar num encontro organizado localmente; enfim, procurar fazer o esforço em descobrir a fé e o pensamento de um cristão de outra confissão.

Nenhum comentário: