sexta-feira, 26 de outubro de 2007

XXX Domingo do Tempo Comum

A liturgia deste trigésimo Domingo do Tempo Comum, fala-nos da humildade, condição indispensável para obter as graças de Deus exorta-nos também a sermos fiéis à nossa vocação de verdadeiros cristãos.
Inseridos pelo baptismo no Corpo Místico de Cristo, cada um de nós é destinado ao apostolado, e apóstolo é todo aquele que à semelhança de Cristo passa a ser um enviado não só para guardar a vida nova que recebeu e cumprir as promessas feitas, mas também para ser testemunha de Cristo e irradiar a luz da fé entre os homens seus irmãos. Revestido destes sentimentos o cristão, e por isso cada um de nós, deve fazer um esforço para que a sua vida seja de facto uma vida de oração e de entrega aos irmãos.

1ª Leitura: Sir 35, 15b-17.20-22a:
A primeira leitura define Deus como um “juiz justo”, que não se deixa subornar pelas ofertas desses poderosos que praticam injustiças na comunidade; em contrapartida, esse Deus justo ama os humildes e escuta as suas súplicas.

2ª Leitura: 2 Tim 4, 6-8.16-18:
Na segunda leitura, temos um convite a viver o caminho cristão com entusiasmo, com entrega, com ânimo – a exemplo de Paulo. A leitura foge, um pouco, ao tema geral deste domingo; contudo, podemos dizer que Paulo foi um bom exemplo dessa atitude que o Evangelho propõe: ele confiou, não nos seus méritos, mas na misericórdia de Deus, que justifica e salva todos os homens que a acolhem.

Evangelho: Lc 18, 9-14:
O Evangelho define a atitude correcta que o crente deve assumir diante de Deus. Recusa a atitude dos orgulhosos e auto-suficientes, convencidos de que a salvação é o resultado natural dos seus méritos; e propõe a atitude humilde de um pecador, que se apresenta diante de Deus de mãos vazias, mas disposto a acolher o dom de Deus. É essa atitude de “pobre” que Lucas propõe aos crentes do seu tempo e de todos os tempos.

Para viver durante a semana:
Levar a Palavra de Deus como luz para mais uma semana de trabalho, de estudo… Ao longo dos dias da semana que se segue, procurar rezar e meditar algumas frases da Palavra de Deus: “O Senhor é um juiz que não faz acepção de pessoas…”; “Quem adora a Deus será bem acolhido…”; “A toda a hora bendirei o Senhor…”; “O Senhor está a meu lado e dá-me força…”; “Meu Deus, tende compaixão de mim, que sou pecador…” Procurar transformá-las em atitudes e em gestos de verdadeiro encontro com Deus e com os próximos que formos encontrando nos caminhos percorridos da vida…

Nenhum comentário: