terça-feira, 23 de outubro de 2007

XXIX Domingo do Tempo Comum:

A celebração do Domingo é sempre a festa dos irmãos reunidos com Jesus, para dar graças e louvar o Pai. Estamos aqui para escutar a palavra que Ele tem para nos dizer hoje, para falar com Ele na oração, e, se possível, para o receber vivo, na Eucaristia. Mas a oração não pode ser para o cristão algo a que se entrega, a que se dedica um pouco do tempo livre, ao Domingo. Não há um tempo para rezar, é preciso rezar sempre. Não rezamos porque temos tempo, mas porque temos necessidade. Vamos hoje reflectir neste aspecto sempre actual e por vezes tão esquecido, da vida do cristão.
Na vida cristã, a Palavra de Deus e a oração são dois meios fundamentais para se chegar a alcançar a Cristo. Temos por isso de procurar que a oração e a meditação da Palavra de Deus nos motivem interiormente nos nossos afazeres diários e na nossa relação com s outros. O ideal seria que rezássemos tanto na vida, que se pudesse sentir a aura do Espírito. É com estes sentimentos e intenções que vamos dar início a esta celebração.

1ª Leitura: Ex 17, 8-13a:
A primeira leitura dá a entender que Deus intervém no mundo e salva o seu Povo servindo-se, muitas vezes, da acção do homem; mas, para que o homem possa ganhar as duras batalhas da existência, ele tem que contar com a ajuda e a força de Deus… Ora, essa ajuda e essa força brotam da oração, do diálogo com Deus.

2ª Leitura: 2 Tim 3, 14-4, 2:
A segunda leitura, sem se referir directamente ao tema da relação do crente com Deus, apresenta uma outra fonte privilegiada de encontro entre Deus e o homem: a Escritura Sagrada… Sendo a Palavra com que Deus indica aos homens o caminho da vida plena, ela deve assumir um lugar preponderante na experiência cristã.

Evangelho: Lc 18, 1-8:
O Evangelho sugere que Deus não está ausente nem fica insensível diante do sofrimento do seu Povo… Os crentes devem descobrir que Deus os ama e que tem um projecto de salvação para todos os homens; e essa descoberta só se pode fazer através da oração, de um diálogo contínuo e perseverante com Deus.

Para viver durante a semana:
Levar a Palavra de Deus como luz para mais uma semana de trabalho, de estudo… Ao longo dos dias da semana que se segue, procurar rezar e meditar algumas frases da Palavra de Deus: “O Senhor é quem te guarda… O Senhor vela pela tua vida…”; “Proclama a palavra, insiste a propósito e fora de propósito, argumenta, ameaça e exorta, com toda a paciência e doutrina”; “…necessidade de orar sempre sem desanimar…”. Procurar transformá-las em atitudes e em gestos de verdadeiro encontro com Deus e com os próximos que formos encontrando nos caminhos percorridos da vida…

Nenhum comentário: