sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

III Domingo da Quaresma

Estamos aqui reunidos para celebrar o terceiro domingo da Quaresma, tempo de preparação para a celebração do Mistério Pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Palavra de Deus que hoje nos é proposta afirma, essencialmente, que o nosso Deus está sempre presente ao longo da nossa caminhada pela história e que só Ele nos oferece um horizonte de vida eterna, de realização plena, de felicidade perfeita.

1ª Leitura: Ex 17, 3-7:
A primeira leitura mostra como Jahwéh acompanhou a caminhada dos hebreus pelo deserto do Sinai e como, nos momentos de crise, respondeu às necessidades do seu Povo. O quadro revela a pedagogia de Deus e dá-nos a chave para entender a lógica de Deus, manifestada em cada passo da história da salvação.

2ª Leitura: Rom 5, 1-2.5-8:
A segunda leitura repete, noutros termos, o ensinamento da primeira: Deus acompanha o seu Povo em marcha pela história; e, apesar do pecado e da infidelidade, insiste em oferecer ao seu Povo – de forma gratuita e incondicional – a salvação.

Evangelho: Jo 4, 5-42:

O Evangelho também não se afasta desta temática… Garante-nos que, através de Jesus, Deus oferece ao homem a felicidade (não a felicidade ilusória, parcial e falível, mas a vida eterna). Quem acolhe o dom de Deus e aceita Jesus como “o salvador do mundo” torna-se um Homem Novo, que vive do Espírito e que caminha ao encontro da vida plena e definitiva.

Para viver durante a semana:
Que fonte?Sede do Povo de Israel no deserto!Sede da samaritana!E nós? Temos sede? De quem? De quê?A que poço vamos nós beber para matar todas as sedes que nos habitam?E se nos enganamos na fonte?«Senhor, dá me dessa água, para que eu não sinta mais sede»!

Nenhum comentário: