sexta-feira, 1 de junho de 2007

Domingo de Pentecostes:

O tema deste domingo é, evidentemente, o Espírito Santo. Dom de Deus a todos os crentes, o Espírito dá vida, renova, transforma, constrói comunidade e faz nascer o Homem Novo. Celebramos assim hoje a festa do Pentecostes, palavra derivada do grego que significa cinquenta, 50 dias depois da Páscoa. Foi realmente neste dia que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos, deu à Igreja nascente a força de continuar na terra a obra de Cristo. Esse Espírito continua a agir na Igreja que somos todos nós. Procuremos então acolhe-lo e peçamos-lhe que nos ajude a viver melhor a nossa fé.

1ª Leitura: Actos 2, 1-11:
Na primeira leitura, Lucas sugere que o Espírito é a lei nova que orienta a caminhada dos crentes. É Ele que cria a nova comunidade do Povo de Deus, que faz com que os homens sejam capazes de ultrapassar as suas diferenças e comunicar, que une, numa mesma comunidade de amor, povos de todas as raças e culturas.

2ª Leitura: 1 Cor 12, 3b-7.12-13:
Na segunda leitura, Paulo avisa que o Espírito é a fonte de onde brota a vida da comunidade cristã. É Ele que concede os dons que enriquecem a comunidade e que fomenta a unidade de todos os membros; por isso, esses dons não podem ser usados para benefício pessoal, mas devem ser postos ao serviço de todos.

Evangelho: Jo 20, 19-23:
O Evangelho apresenta-nos a comunidade cristã, reunida à volta de Jesus ressuscitado. Para João, esta comunidade passa a ser uma comunidade viva, recriada, nova, a partir do dom do Espírito. É o Espírito que permite aos crentes superar o medo e as limitações e dar testemunho no mundo desse amor que Jesus viveu até às últimas consequências.

Para viver durante a semana:
Lá fora o mundo espera-nos… Hoje as portas abrem-se, os medos transformam-se em audácias, as línguas proclamam as maravilhas de Deus! Que porta temos nós que abrir para sairmos de nós mesmos e irmos ao encontro dos outros, na família, no trabalho, no bairro, na cidade…? Que medo, que timidez somos convidados a ultrapassar para ousar arriscar num serviço social ou eclesial que nos é solicitado? E a quem vamos nós anunciar estas maravilhas de Deus que nos fazem viver?
Este trabalho de escuta do Espírito e de procura de respostas aosŸ desafios actuais só se pode fazer em Igreja. O Pentecostes faz-nos reencontrar o sentido da Igreja… Experimentemos, esta semana, inserir-nos melhor num grupo em que o discernimento do trabalho do Espírito será possível e enriquecedor.

Nenhum comentário: